domingo, 12 de dezembro de 2010

Prefeitura de Orobó prioriza os setores básicos da administração



Prefeito Manoel João: "A eletrificação 
rural também é outro grande benefício"
Saúde, educação, agricultura e habitação são algumas das prioridades da atual administração de Orobó, município situado no agreste pernambucano a aproximadamente 118 km da Capital. Segundo o prefeito Manoel João dos Santos Filho (PSDB), que está conduzindo os destinos de Orobó pela terceira vez, desde o início de todas as suas gestões sempre determinou a priorização de todos os setores básicos da administração pública. Quanto ao setor educacional Manoel João afirmou categoricamente que Orobó tem 10 escolas grandes num total de 35 instaladas no município atendendo cerca de sete mil alunos regularmente matriculados. Numa demonstração de interesse por uma qualidade de ensino satisfatória a Prefeitura Municipal de Orobó não vem medindo esforços para manter as instalações físicas de todas as unidades escolares em perfeitas condições, oferecendo conforto e segurança aos alunos, professores e funcionários, garantindo ainda o transporte escolar, fardamento e merenda de qualidade servida no início e no final das aulas. Outro incentivo diz respeito ao piso salarial dos professores acrescido de 20% como gratificação de pó de giz. “Estive recentemente no Distrito de Chã do Rocha e me empolguei bastante com o excelente programa de trabalho elaborado pela secretaria municipal de educação”, enfatizou o prefeito.            
Apesar das inúmeras dificuldades que o setor público de saúde atravessa em todo o país, o município de Orobó também merece destaque quanto a prestação de serviços prestados pela secretaria municipal de saúde à população. O município conta com 10 PSFs e mais 7 PSFs bucal funcionando em toda sua plenitude com profissionais de saúde altamente capacitados. O Hospital Severino Távora, administrado pelo Círculo de Trabalhadores Cristãos de Orobó, instituição filantrópica sem fins lucrativos, recebe da prefeitura municipal de Orobó 60% dos recursos necessários para um funcionamento satisfatório, com pequenas cirurgias, internamentos e exames laboratoriais. A secretaria municipal de saúde de Orobó mantém a inda quatro ambulâncias e nos casos de maior complexidade a população conta com um ônibus removendo diariamente enfermos para Recife.

Prefeito Manoel João: “o setor de saúde 
contribuiu de forma decisiva para 
o recebimento do selo UNICEF”
Orobó é um município onde aproximadamente 70% da população se concentram na zona rural, razão pela qual o homem do campo recebe especial atenção da prefeitura. Em convenio com o governo do estado, a secretaria municipal de agricultura conseguiu oferecer no ano passado 500 horas de trator para os pequenos agricultores. Outra iniciativa juntamente com o governo do estado foi a vacinação de todo o rebanho contra a febre aftosa, distribuição de sementes selecionadas e a construção de barreiros e poços através do IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco .
O setor habitacional também merece destaque em Orobó, na luta pela erradicação das casas de taipa do município. As preocupações com o déficit habitacional e a moradia digna se tornaram uma constante do atual governo municipal. Segundo o prefeito de Orobó, em parceria com a CEF - Caixa Econômica Federal foi construída uma vila com 100 unidades habitacionais no Distrito de Caraubas. “Em 2011 já estão previstos a construção de 50 casas populares e mais 118 reformas em moradias antigas e deterioradas”, finalizou Manoel João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário