quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Lagoa de Itaenga: Um modelo de administração


Prefeito Jackson Barros
A prefeitura municipal de Lagoa de Itaenga município localizado na microrregião da mata setentrional pernambucana, a aproximadamente 65 km do Recife é modelo de administração principalmente pela cristalina aplicação de recursos que beneficiam todos os segmentos da sociedade.
SAÚDE - Como em todo o Brasil, Lagoa de Itaenga não é diferente, mesmo diante de tantas dificuldades a população conta com uma excelente prestação de serviços de saúde. O hospital Josefa Cavalcante Petribú, apesar de ser um hospital municipal atende muitas pessoas da região da Mata Norte, a exemplo de Lagoa do Carro, Feira Nova, Glória do Goitá e demais cidades circunvizinhas. Lagoa de Itaenga possui 09 postos de PSF e a Secretaria Municipal de Saúde também realiza gratuitamente a distribuição de medicamentos para a população carente do município. De segunda a sexta-feira um ônibus transporta pessoas com destino a Cidade do Recife para fazer consultas e exames de maior complexidade. A prefeitura municipal de Lagoa de Itaenga adquire anualmente, com recursos próprios, duas ambulâncias novas objetivando assegurar mais agilidade, conforto e segurança aos enfermos. O Instituto FIRJAN que analisa a qualidade da saúde nos municípios brasileiros, classificou Lagoa de Itaenga entre os 20 melhores no estado de Pernambuco.
EDUCAÇÃO – A prefeitura municipal de Lagoa de Itaenga vem investindo ao máximo no setor educacional, proporcionando uma qualidade de ensino satisfatória através de incentivos desde a melhoria das instalações das unidades escolares, distribuição de materiais didáticos, garantia de uma merenda escolar de qualidade, transporte de estudantes e salários dignos aos professores do município.
HABITAÇÃO – Recentemente há seis meses, em convênio com o Governo do Estado,  49 residências foram entregues na zona rural do município, dentro do Projeto Casa de Taipa para extinguir as casas de taipa e estamos com outro projeto AM andamento para a construção de mais 55 unidades habitacionais, provavelmente para ser  iniciada até o término do primeiro semestre de 2011.
SINTONIA ENTRE PODERES - Sobre o ponto de vista político-administrativo o prefeito Jackson Barros disse que existe sintonia entre os poderes em Lagoa de Itaenga. “Apesar da oposição, às vezes exagerar um pouco, é uma oposição responsável e isso faz parte do processo democrático”.
FUNCIONALISMO – Uma das prioridades do governo municipal diz respeito ao funcionalismo público. A prefeitura de Lagoa de Itaenga continua, desde o início da atual administração, mantendo o pagamento rigorosamente em dia, garantindo ainda o pagamento do 13º salário dos servidores municipais.
Jackson Barros: "O Governador Eduardo Campos 
vem nos ajudando muito e tenho certeza 
que em 2011 e 2012 não será diferente"
REIVINDICAÇÃO - Desde janeiro de 2010 quando começou a vigorar a Lei de redistribuição do ICMS, o município de Lagoa de Itaenga perdeu 42,2% do repasse, o equivalente a mais de dois milhões de reais por ano, significando a maior redução do ICMS do Estado de Pernambuco.  Razões pelas quais o prefeito Jackson Barros (PSDB) fez veemente apelo ao Governador Eduardo Campos (PSB) no sentido de compensar essas perdas. Segundo o prefeito, o chefe do executivo estadual firmou compromisso em reverter essas perdas em obras.
CONVÊNIOS - Numa demonstração de sensibilidade ao grande problema na redução da receita do município o governo do estado firmou um convênio de mais de um milhão para asfaltar Lagoa de Itaenga. Perfuração de poços e aquisição de um ônibus escolar são outros benefícios conquistados em parceria com o governo do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário