quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Eduardo Campos abre I Encontro do Mãe Coruja Pernambucana

“Este programa tem a cara, o jeito e os valores que estão no coração dos pernambucanos”. Essas foram as palavras ditas pelo governador Eduardo Campos que sintetizaram o sentimento de todos os presentes na abertura do I Encontro do Programa Mãe Coruja Pernambucana, realizado na tarde desta quarta-feira (1/12), no Centro de Convenções.

O evento reuniu prefeitos, secretários municipais de saúde, coordenadores de saúde básica do Estado e representantes de todas as secretarias estaduais que atuam em conjunto na condução do programa. Lílian Temporão, esposa do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o representou na solenidade.

O Mãe Coruja surgiu há cerca de três anos e atua na diminuição da mortalidade infantil e materna a partir da ação integrada entre sete secretarias do Governo do Estado. Coordenadora geral do programa, a primeira-dama Renata Campos deixou de lado a peculiar timidez em falar em público. Emocionada, parafraseou Dom Hélder Câmara para motivar todos que fazem parte do projeto:

“Quando os problemas se tornam absurdos, os desafios se tornam apaixonantes.", disse a primeira-dama. No início da noite, Renata recebeu a Medalha Leão do Norte – Mérito Josué de Castro, pelos resultados obtidos graças ao Mãe Coruja. A cerimônia aconteceu na Assembleia Legislativa.

Inês Maria dos Santos, de 29 anos, precisou passar pelo sofrimento de perder o seu primogênito para conhecer o trabalho desenvolvido pelo Mãe Coruja. Hoje, além de ter realizado o sonho de ser mãe, ela é professora da rede de assistência do Programa. “Já ajudei muitas famílias a superarem problemas semelhantes ao que vivi. Um caso que guardo com carinho foi a da mãe que estava decidida a dar o seu filho e desistiu depois das aulas sobre cidadania”, disse a mãe de Maria Clara, de um ano e nove meses.

Presente em 95 municípios, o Mãe Coruja acompanha atualmente 38.513 mulheres e 14.416 crianças, desde seu o nascimento até os cinco anos de idade. As ações desenvolvidas são nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento e assistência social, que vão da alfabetização e inserção no mercado de trabalho à emissão de documentos. Desde dezembro passado, o programa Mãe Coruja virou a Lei Estadual 13.559 e passou a ter força de Política Pública de Estado. Em três anos, já foram investidos mais de R$ 10,2 milhões.

O I Encontro Mãe Coruja fica no Centro de Convenções até a próxima sexta-feira (3/12) e reúne 10 barracas de artigos gastronômicos e artesanato em geral desenvolvidos pelas mulheres participantes do programa, além de oferecer exposição de fotografias sobre as atividades do Mãe Coruja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário