segunda-feira, 10 de janeiro de 2011


Prefeitura de Tracunhaém implanta programa que beneficia trabalhador rural durante a entressafra
Prefeita diz que máquina administrativa foi reorganizada


Graça Lapa, falando sobre as ações administrativas
A prefeitura municipal de Tracunhaém, município situado na Zona da Mata pernambucana, a 50 Km de Recife, implantou o “Programa Entressafra”, para minimizar a situação de crise financeira durante o período de entressafra. O programa consiste em uma cesta básica e uma bolsa no valor de R$ 40,00 (quarenta reais), destinadas às famílias de trabalhadores rurais que lidam com a cultura da cana de açúcar. Segundo a prefeita Maria das Graças Carneiro da Cunha Pinto Lapa (PSB), conhecida e chamada por Graça Lapa, o trabalhador não dá causa a esse desemprego, portanto merece o amparo do poder público. O pioneirismo desse programa consiste ainda pelo extraordinário trabalho elaborado pela Secretaria Municipal de Ação Social, que oferece recreações (passeios) e cursos semi-profissionalizantes. Durante entrevista concedida a Portal Comunicação, a prefeita Graça Lapa disse que a atual administração encontrou o município completamente sucateado e com muita inadimplência, razões pelas quais determinou a elaboração de um programa de trabalho para reorganizar a máquina administrativa. “Foram desafios que enfrentamos agora nós podemos dizer que o município encontra-se adimplente e já estamos correndo atrás de recursos e firmar convênios proporcionando o progresso e o bem estar social da população de Tracunhaém”, desabafou a prefeita.
No que se refere a Saúde, a prefeita Graça Lapa reconheceu as inúmeras dificuldades encontradas no setor,  principalmente quanto a contratação de profissionais plantonistas. Contudo, a população conta com cinco equipes do PSF, quatro ambulâncias, uma policlínica e um hospital de pequeno porte. Com relação a educação, a prefeita Graça Lapa afirmou categoricamente que apesar de Tracunhaém ser o município com a menor receita do Estado os professores recebem o piso nacional de salário incluindo as gratificações a exemplo do Pó de Giz. “As preocupações com o transporte de estudantes, uma merenda escolar de qualidade, diminuição da evasão escolar e uma boa qualidade de ensino são constantes em Tracunhaém”, acrescentou Graça Lapa.
Com o propósito de diminuir o déficit habitacional e proporcionar moradias dignas à população, a atual administração desapropriou áreas e fez doações para a construção de unidades habitacionais. A prefeitura também firmou dois convênios com o Governo Federal, através do “Programa Minha Casa Minha Vida”, um para atender 36 famílias e o outro para atender 30 famílias. Em parceria com a Caixa Econômica, a prefeitura de Tracunhaém ofereceu um terreno para a construção de 400 casas populares. Outra iniciativa foi a doação de 50 lotes para famílias que apresentarem condições de construírem suas casas.
Agradecendo a especial atenção recebida do Governador Eduardo Campos, a prefeita Graça Lapa destacou a construção da academia das cidades e as assinaturas de convênios com o governo do estado para pavimentação e construção de poços. Na oportunidade a prefeita fez veemente apelo ao Chefe do Executivo Estadual no sentido de solucionar um dos gravíssimos problemas de Tracunhaém que é a falta d’água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário