sábado, 22 de janeiro de 2011

Em Serra da Raiz: Governo municipal incrementa os setores do serviço público


Prefeito Luiz Machado, falando sobre as ações administrativas
Fazendo um pequeno relato da história do município e da Paraíba, o prefeito de Serra da Raiz, Luiz Machado narrou orgulhosamente alguns fatos históricos destacando a bravura do cacique Ininguaçu ao arregimentar parte de sua tribo em busca de sua filha Iratembé, capturada por um mameluco que transitava na região da Serra da Copaoba, antiga denominação do Planalto da Borborema, episódio ocorrido na época da colonização da Paraíba no ano de 1574 denominado de Tragédia de Tracunhaém.
Por esses fatos o município de Serra da Raiz é considerado por alguns historiadores como um dos primeiros aldeamentos da então Capitania da Paraíba, pois logo após a tragédia de Tracunhaém os colonizadores portugueses junto com os índios Tabajaras derrotaram a tribo Potiguara do então aldeamento da Copaoba, região que atualmente compreende os municípios de Serra da Raiz, Belém, Caiçara, Duas Estradas e Sertãozinho, e avançaram na colonização da Paraíba. O nome do município, Serra da Raiz, derivou-se de uma raiz de propriedades medicinais que se encontrava na localidade, a qual foi muito utilizada no passado pelos silvícolas. (Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre)
Durante entrevista concedida a Portal Comunicação, o prefeito Luiz Machado falou sobre os setores básicos da administração pública enaltecendo o programa de trabalho elaborado e executado por cada pasta da atual administração e elogiando a desenvoltura e dedicação do secretariado e de todo o funcionalismo público municipal.
EDUCAÇÃO - O Setor educacional avançou bastante desde a distribuição de materiais didáticos até a valorização do magistério com o piso nacional de salário, o transporte de estudantes e a boa qualidade da merenda escolar.
SAÚDE – A atual administração também não vem medindo esforços para oferecer uma boa prestação de serviços de saúde à população de Serra da Raiz. Segundo o prefeito Luiz Machado a assistência médica em Serra da Raiz é uma constante com a manutenção de profissionais de saúde altamente capacitados em todos os PSFs do município. Além da garantia na distribuição de medicamentos e, em casos mais complexos, remoção de enfermos para os centros mais avançados.
HABITAÇÃO – Numa demonstração de interesse em reduzir o déficit habitacional e proporcionar uma moradia digna aos habitantes de Serra da Raiz a prefeitura municipal firmou convênios com o governo estadual e o governo federal proporcionando a realização do sonho da casa própria. “O Programa Cheque Moradia implantado durante o governo Cássio Cunha Lima beneficiou mais de 50 famílias em Serra da Raiz”, lembrou Luiz Machado.
Bastante entusiasmado e fazendo uma alusão ao resultado da última eleição para governo do estado, o prefeito Luiz Machado disse que “Serra da Raiz tem história de liberdade e quando diziam que Ricardo Coutinho não passava da Ponte Sanhauá, Serra da Raiz teve a coragem de dizer a Paraíba que ficava com Ricardo. Temos um grande sonho e esperança de fazermos muitas parcerias com esse novo governo”, finalizou Luiz Machado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário