quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Governador Marcelo Déda empossa oficialmente sete novos secretários

 A solenidade reuniu várias autoridades e lideranças políticas no auditório do Banese, na avenida Augusto Maynard

Foto: Marcos Rodrigues/ASN
Na manhã desta quinta-feira, 3, o governador Marcelo Déda empossou oficialmente os novos titulares das secretarias de Estado de Governo, Casa Civil, Administração, Planejamento, Agricultura e Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo; Trabalho, Juventude e Promoção da Igualdade Social, e da Articulação Política e Relações Institucionais. A solenidade reuniu várias autoridades e lideranças políticas no auditório do Banese, na avenida Augusto Maynard.
De acordo com o governador, este é o segundo passo na recomposição do governo para o segundo mandato após a posse dos primeiros secretários que foram mantidos nos cargos realizada dia 10 de janeiro.
“Temos a expectativa de que estes novos secretários produzam um trabalho de qualidade buscando garantir, cada vez mais eficiência na ação do serviço público e levando em conta que o principal objetivo do governo é servir à população. Portanto, todos eles terão como missão principal à frente de suas pastas realizarem, com qualidade, um trabalho que melhore a prestação do serviço público, ampliando e universalizando o acesso às políticas públicas”, sentenciou o governador.
Nova estrutura
Foto: Marcos Rodrigues/ASN
Marcelo Déda também esclareceu que titulares das novas pastas que serão criadas com a reforma administrativa assumirão posteriormente. Entre elas, as secretarias de Direitos Humanos e Promoção das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (Iran Barbosa); do Turismo (Élber Batalha Filho); do Desenvolvimento Urbano, Saneamento, Habitação e Transportes (Antônio Sérgio Ferrari Vargas) e a Extraordinária de Políticas para Mulheres (Maria Teles). Haverá ainda a fusão das Secretarias de Administração e Planejamento.
Foto: Marcos Rodrigues/ASN
Foto: Marco Vieira/ASN
O governador foi enfático ao afirmar que, além do respeito absoluto aos princípios da ética, honestidade e respeito ao erário público, todos os novos integrantes da administração estadual assumem um compromisso de lealdade com o projeto político que por ele é liderado. “O que estamos fazendo é incorporar, de forma transparente, as forças políticas que conosco enfrentaram a disputa eleitoral. Vamos buscar consolidar os avanços num processo de continuidade propositiva e afirmativa, preservando valores e buscando atuar cada vez melhor”, definiu Déda.
Compromissos
Falando em nome dos demais secretários empossados, o novo secretário de Estado da Casa Civil, Jorge Alberto Prado, destacou que este é um momento novo para o Estado de Sergipe, onde a administração incorpora novas metas. “Integramos um governo que se renova permanentemente na meta de cumprir os compromissos assumidos com o povo de Sergipe em consolidar as mudanças e continuar avançando”, salientou o secretário, que também fez questão de elogiar tantos os ex-secretários que respondiam pelas respectivas pastas, quanto aos novos integrantes do governo.
Novos secretários
Foram empossados pelo governador Marcelo Déda os seguintes secretários:
Foto: Marco Vieira/ASN
Secretaria de Estado da Casa Civil: Jorge Alberto Teles Prado (PMDB)
Natural de Aracaju, médico (UFS), cirurgião geral, atuou no corpo clínico das principais instituições hospitalares do Estado. É servidor público, médico licenciado, da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju. Presidiu o Conselho Regional de Medicina por quatro anos e foi diretor Financeiro da Sociedade Médica de Sergipe. Foi membro do Conselho Estadual de Saúde, diretor da Maternidade Hildete Falcão Batista e secretário de Assuntos Previdenciários do antigo INPS.
Jorge Alberto foi deputado estadual (1995-1999); deputado federal por três vezes (1999-2003, 2003-2007, 2007-2011, quando assumiu em virtude da renúncia do Deputado Jackson Barreto). Como deputado estadual, foi presidente da Comissão Permanente de Saúde da Assembleia Legislativa e líder do PMDB. Na Câmara Federal, foi membro titular da Comissão da Seguridade Social e da Família, membro titular da Comissão do Orçamento, primeiro vice-presidente da Comissão da Seguridade Social e da Família e presidiu a Sub-Comissão Especial de Saúde. Representou a Câmara Federal em missões internacionais, também foi membro da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e exerceu a função de vice-líder do PMDB por oito anos. Jorge Alberto é membro titular dos Diretórios Nacional e Estadual do PMDB; foi presidente do Diretório Estadual e atualmente exerce a presidência da Fundação Ulysses Guimarães em Sergipe. Secretário de Estado da Administração no período de janeiro de 2007 a dezembro de 2010.

Secretaria de Estado de Governo: Francisco de Assis Dantas (PRB)
Advogado, graduado pela UFS, onde foi Presidente do Centro Acadêmico Silvio Romero. Atuou como Conselheiro da OAB-SE e foi Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe. Durante 12 anos, foi professor de Direito da Unit.
Foi vereador em Aracaju. No Executivo da capital, exerceu o cargo de secretário dos Assuntos Urbanos, presidente da Aracaju Previdência, secretário de Assuntos Parlamentares e secretário de Administração. No Governo do Estado, foi secretário de Desenvolvimento Regional e Metropolitano, presidente da Segrase e Prodase (atual Emgetis). Diretor-Presidente do Detran desde janeiro de 2007.

Secretaria de Estado do Planejamento: José de Oliveira Júnior (PT)
Natural de Itabaiana, é economista (UFS) com pós-graduação em Ciências Sociais e em ciências organizacionais, com foco em empreendedorismo, Oliveira Júnior assumiu funções gerenciais na área de logística e de tecnologia da informação na Caixa Econômica Federal. Na Prefeitura de Aracaju exerceu o cargo de secretário Municipal de Administração, Governo, respondendo também como secretário Chefe de Gabinete e secretário de Finanças. Secretário-Chefe da Casa Civil desde janeiro de 2007.  Filiado ao PT desde a fundação do Partido.

Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário: José Macedo Sobral (PMDB)
Engenheiro agrônomo formado pela UFBA e advogado/bacharel em Direito pela Unit. Foi secretário Geral da Prefeitura do Município de Laranjeiras/SE; Assessor Técnico do Tribunal de Contas de Sergipe; Diretor-Geral do Sistema Liberdade de Comunicação.
Foi diretor-presidente da Pronese em 2007 e 2008, assumindo a Secretaria de Estado do Trabalho, da Juventude e da Promoção da Igualdade Social em janeiro de 2009. Membro da executiva estadual do PMDB.

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia: Zeca da Silva (PSC)
Natural de Aracaju. Empresário, foi chefe Geral do Setor de Tráfego da Empresa Senhor do Bomfim (1986-1988), presidente da Bomfim Cargas e Encomendas (1991-2000). 
Foi vereador em Aracaju por dois mandatos (2001-2006), presidente da Câmara em 2005-2006 e deputado estadual desde 2007, reeleito no pleito de 2010 pelo PSC.

Secretaria de Estado do Trabalho e da Juventude: Marcelo Henrique da Silva Freitas (PSC)
Natural de São Félix/BA. Empresário, é graduado em Administração e pós-graduando em Gestão de Pessoas. Trabalhou no Banco do Brasil, foi diretor Administrativo da Cerâmica Periperi e do Algodoeiro São Marcos, e secretário de Administração e Finanças da Prefeitura de Caetité (BA). No Governo do Estado, foi diretor Financeiro (2003-2006) e Administrativo do Detran (2006) e diretor Administrativo e Financeiro do Hemolacen (2007-2010).

Secretaria Extraordinária da Articulação Política e das Relações Institucionais: João Joaquim dos Santos (João da Graças) (PT do B)
Natural de Graccho Cardoso, é empresário do ramo de transportes. Foi secretário Adjunto da Indústria e Comércio (1999-2002), deputado estadual por duas legislaturas (2003-2007 e 2007-2011) e prefeito do Município de Graccho Cardoso (1993-1997). Na Assembleia foi presidente da Comissão de Agricultura e Meio Ambiente.
 Presenças
Foto: Marcos Rodrigues/ASN
Participaram do ato de posse, autoridades como a primeira-dama do Estado e secretária de Estado da Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, o vice-governador, Jackson Barreto, a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Angélica Guimarães, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Alves Neto, o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, vereador Emmanuel Nascimento, o presidente do TRT 20ª Região, desembargador Jorge Cardoso, o procurador do Ministério Público de Sergipe, Rodomarques Nascimento, dentre diversas outras autoridades, parlamentares e lideranças políticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário