quinta-feira, 17 de março de 2011

Termo de parceria

Alagoas garante sementes para entressafra do feijão

Em Brasília, Teotonio ganha apoio do ministro da Agricultura e Conab vai assegurar envio de grãos; programa Barriga Cheia também terá apoio
Mônica Cardoso e Ricardo Sanchez

Carlos Rudiney

Na reunião com o governador Teotonio Vilela, o ministro Wagner Rossi garantiu que não haverá cortes de verba para a compra das sementes




















O governador Teotonio Vilela Filho e o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, firmaram nesta quarta-feira (16) um termo de parceria que vai garantir o fornecimento de sementes de feijão para o plantio na entressafra.
Atualmente, o programa de distribuição de sementes do governo do Estado, em parceria com a Cmpanhia Nacional de Abastecimento (Conab), beneficia mais de 70 mil agricultores alagoanos. O secretário de Estado de Agricultura, Jorge Dantas, adiantou que o ministro Wagner Rossi garantiu que não haverá cortes de verba para a compra das sementes.

Outro assunto tratado na reunião foi o apoio do ministério ao Programa Barriga Cheia. O programa consiste em uma parceria entre o governo do Estado, as usinas de cana de açúcar e prefeituras da região canavieira, onde as usinas cedem algumas áreas no período de entressafra da cana para que os agricultores familiares plantem milho e feijão.

O programa Barriga Cheia já tem a participação da Federação dos Trabalhadores (Fetag), do Governo de Alagoas e da iniciativa privada.

Aftosa

No audiência do governador com o ministro Wagner Rossi outro importante assunto tratado foram as ações de combate à febre aftosa no rebanho do Estado e o apoio do Ministério ao Programa Barriga Cheia.

O ministro Wagner Rossi repassou a informação ao governador de que sua equipe de trabalho confirmou a boa performance do Estado nas ações para a erradicação da doença, e parabenizou Teotonio Vilela. “Parabéns, governador, pelo trabalho de combate à febre aftosa em Alagoas. Pelas nossas projeções, esperamos que até o final deste ano, a febre aftosa seja erradicada nos rebanhos alagoanos”.

O governador lembrou que o Estado de Alagoas vem fazendo possível e o impossível para evoluir na classficação da aftosa, já que Alagoas passou para o risco médio e agora caminha para a erradicação com vacinação. “Realizamos campanhas com resultados cada vez melhores e agora vamos começar a fechar o cerco contra aftosa e garantir a comercialização de nosso gado em todo o país”, pontuou Teotonio Vilela.


Carlos Rudiney

O governador também teve audiência com o ministro Afonso Florence
O Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa) tem como estratégia principal a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal, a OIE. O Pnefa conta com os governos estaduais, representados pelas secretarias estaduais de agricultura e instituições vinculadas.

Mandioca

Teotonio Vilela e o secretário Jorge Dantas também estiveram no Ministério do Desenvolvimento Agrário, em reunião com o ministro Afonso Florence. Entre os assuntos tratados, está o convite para um congresso nacional sobre o cultivo da mandioca, que será realizado em novembro deste ano em Alagoas. A deputada Célia Rocha (PTB) acompanhou o governador e o secretário aos ministérios

Nenhum comentário:

Postar um comentário