sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

No Piauí: Governo do Estado terá mais velocidade no acesso à Internet

Na prática, a velocidade na rede virtual aumentará em mais de 3.000%, propiciando mais rapidez na prestação dos serviços ao cidadão.

Mara Teles 
Estação Piauí Digital (Foto:Regis Falcão)
O Governo do Estado, através da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), trabalhará, neste final de semana, na ampliação da rede de internet utilizada pelos órgãos públicos estaduais. Na prática, a velocidade na rede virtual aumentará em mais de 3.000%, propiciando mais rapidez na prestação dos serviços ao cidadão e a ampliação do Programa Piauí Estado Digital.
A banda de internet será ampliada de 34 megabits por segundo (MBPS) para 1.024 MBPS. Esta ação faz parte do projeto Infovia Piauí Digital, dentro do Programa Piauí Estado Digital, e é fruto de contrato firmado com uma empresa privada de Telecomunicações ainda em 2011, que traz uma redução de preços. Em decorrência dessa manutenção, serviços de órgãos estaduais que funcionam via internet ficarão fora do ar.
O aumento da velocidade da rede de internet do Estado possibilitará a instalação de 20 pontos de acesso público à internet de alta velocidade em Teresina até o fim de fevereiro e o atendimento a 160 prédios do Governo do Estado na Capital ainda no 1º semestre deste ano.
A contratação destes serviços, aliada à implantantação da rede Piauí Estado Digital via rádio freqüência, a aquisição de balanceadores de carga, de sistemas anti-virus e demais ações que estão sendo realizadas pela ATI irão garantir cada vez mais disponibilidade (com prevenção a queda dos sistemas), velocidade e segurança para as redes coorporativas do Piauí. 
Ressalta-se que o Programa Piauí Estado Digital, por meio de convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI, tem a previsão de expansão para 49 municípios de Teresina a Parnaíba e Teresina a Picos ainda este ano, com recursos já empenhados no Ministério, oriundos de emenda parlamentar do Senador Ciro Nogueira, e do Tesouro Estadual, garantidos pelo Governador Wilson Martins.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário