sexta-feira, 22 de março de 2013

Areial - PB

O município de Areial fica situado na região do agreste paraibano, distante 115 km de João Pessoa




Prefeito Constitucional:
Cicero Pedro Meda de Almeida (PMDB)





História:
Por volta de 1915, o local onde hoje se encontra a cidade de Areial era uma parada de tropeiros que ali acampavam para dar de beber aos seus animais em uma lagoa existente nas proximidades. Por muitos anos assim permaneceu, até que um deles, Manuel Clementino, resolveu construir uma pequena casa e ali instalar um sítio que prosperou rapidamente. Sua casa passou a servir então de pousada para os mesmos tropeiros. Até cangaceiros e elementos da força pública ali se hospedaram. O desenvolvimento da localidade começou a alcançar prosperidade após 1918, quando novos moradores foram instalando suas casas e implantando pequenos sítios e fazendas. Destacavam-se entre os pioneiros: Joaquim Fonseca, Euclides Luciano e um cidadão conhecido como José Neco.
Manuel Clementino fez doação, algum tempo depois, de um terreno para a construção de uma capela, em louvor a São José. Alguns anos mais tarde foi demolida, quando a comunidade organizou-se e adquiriu por compra de Severino Basílio, um outro terreno em local distinto, para a construção da matriz que ficou concluída em 1971. Na divisão administrativa do Brasil em 1937, bem como em 1938, figurou como distrito de Esperança, com o topônimo de Areal. Pelo decreto número 520, de 31 de dezembro de 1943, Areal passa a denominar-se Ariús. Já na divisão administrativa do qüinqüênio 1949/1953, seu topônimo é mudado para Novo Areial.
O então deputado Francisco Souto interessou-se pela próspera povoação e apresentou projeto na Assembleia Legislativa para sua emancipação política, o que veio a ocorrer pela lei número 2.606, de 5 de Dezembro de 1961, sendo instalado oficialmente a 10 do mesmo mês e ano, desmembrado de Esperança, formando apenas um distrito, o da sede, com o topônimo de Areial. O município de Areial ocupa no estado, em extensão territorial o 138º lugar.
(Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário