quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Aguiar-PB:

O município de Aguiar fica situado na região do sertão paraibano e distante 420 km da Capital




Prefeito Constitucional:
Manoel Batista Guedes Filho - Titim (PP) 



História:

Foi na fazenda São Francisco, de propriedade de Manoel Alves Cassiano, que Aguiar se desenvolveu. Em 1880, conta a história, que uma epidemia de cólera ameaçava a fazenda e as pessoas que moravam por lá fizeram uma promessa à São Sebastião: se a doença não atingisse suas famílias, construiriam uma Capela ao Santo, escolhendo-o como padroeiro. A graça foi alcançada e a promessa cumprida. O proprietário da fazenda fez a doação do terreno para o patrimônio religioso e a capela.
Em virtude do rio do mesmo nome, que atravessa suas terras, Aguiar foi palco de grandes plantações de algodão e suas feiras eram alvo de inveja na região.
O distrito foi criado pela Lei Municipal nº 17, de 7 de janeiro de 1896 subordinado ao município de Piancó, com a denominação de São Francisco de Aguiar. O nome foi alterado para Aguiar pelo decreto-lei estadual nº 1164, em 1938.
A independência administrativa ocorreu em 22 de dezembro de 1961. Sua instalação oficial foi a 28 de outubro de 1962. (Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário