quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

CAMPANHAS GLOBAIS DA ANISTIA INTERNACIONAL


A maior parte do trabalho que a Anistia Internacional realiza para proteger e promover os direitos humanos organiza-se por meio de campanhas. Entre as principais campanhas internacionais promovidas pela Anistia Internacional no momento estão:



EXIJA DIGNIDADE - Pessoas que vivem na pobreza são mais vulneráveis a violações de direitos humanos – como os despejos forçados - e essas violações acabam por agravar ainda mais a sua situação. A campanha Exija Dignidade, da Anistia Internacional, tem por objetivo capacitar as pessoas que vivem na pobreza a exercer e reivindicar seus direitos, a cobrar satisfações dos governos, das empresas e das instituições financeiras internacionais por abusos cometidos contra os direitos humanos, e a tomar parte nas decisões que afetam suas vidas.  A campanha tem por foco quatro temas centrais: favelas e despejos forçados; cumprimento legal dos direitos econômicos, sociais e culturais; saúde materna e direitos sexuais e reprodutivos; e responsabilidade social corporativa.
 
 
SEGURANÇA COM DIREITOS HUMANOS - A chamada "guerra ao terror" causou a erosão de todo um conjunto de direitos humanos. Os Estados passaram a se valer de práticas há muito proibidas pelo direito internacional, e vêm tentando justificá-las em nome da segurança nacional. Por meio da campanha Segurança com Direitos Humanos, a Anistia Internacional demanda que os governos respeitem os direitos humanos em quaisquer ações que venham a tomar em nome da segurança nacional ou do combate ao terrorismo. Além disso, a Anistia está trabalhando também para ajudar as vítimas do terrorismo e dos grupos armados, apoiando-as em sua busca por justiça e compensação.

PENA DE MORTE - A pena de morte nega, de forma fundamental, os direitos humanos. Trata-se de um homicídio premeditado e a sangue-frio de um ser humano pelo Estado. Essa punição cruel, desumana e degradante é feita em nome da justiça. Mas é uma violação do direito à vida, conforme proclamado na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Logo após sua fundação, em 1961, a Anistia Internacional começou a enviar apelos para impedir a execução de prisioneiros de consciência. Hoje, a oposição da organização à pena de morte inclui todos os prisioneiros,
independente dos crimes pelos quais tenham sido condenados.
Nas últimas décadas, foram alcançados enormes progressos nessa área e hoje o número de que aboliram  totalmente a pena de morte já chegam a 90.
JUSTIÇA INTERNACIONAL - Com essa campanha, a Anistia Internacional se empenha pela eficácia do sistema de justiça internacional, a fim que assegure justiça, verdade e compensação para os crimes de direito internacional, como genocídio, crimes contra a humanidade, crimes de guerra, tortura, execuções extrajudiciais e desaparecimentos forçados.
CONTROLE DE ARMAS - O comércio desregulamentado de armas provoca desgraça e sofrimento em todo o mundo. Todos os anos, milhares de pessoas são mortas, feridas, estupradas e forçadas a fugirem de suas casas em consequência da violência armada. A campanha pelo Controle de Armas pede que seja criado um Tratado sobre o Comércio de Armas (TCA) que estabeleça regras estritas para as transferências internacionais de armamentos, e cobre responsabilidade dos fornecedores e comerciantes de armas.


 

 Valberto Vitoriano Pereira 
(Jornalista - Reg. Profissional nº 1816 DRT/PB) e (Membro da Anistia Intenacional - Amnesty International)

Nenhum comentário:

Postar um comentário