quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Alagoa Grande-PB:

O município de Alagoa Grande fica situado na região do Brejo paraibano e distante 103 km da Capital



Prefeito Constitucional:
Hildon Régis Navarro Filho - Bôda (PR)




História: 
O nome da cidade é escrito numa forma arcaica de português, já que não se escreve mais a palavra lagoa com a aposição de "a" inicial (embora em Portugal ainda haja essa grafia para lagoa).
Como cidade da região do Brejo da Paraíba (isto é, uma região intermediária entre o Litoral e o Sertão, situada na encosta da Serra da Borborema que recebe os ventos alísios úmidos do Atlântico e tem uma cobertura vegetal de Mata Atlântica), era parte integrante do município de Areia até meados do século XIX, quando se tornou independente como cidade.
O ano de 1864 é considerado como o ano de sua fundação, mas em 1847 já havia passado de povoado para distrito. Foi emancipada politicamente em 21 de outubro de 1864, sendo instalada como Vila em 26 de julho de 1865. Aos 27 de Março de 1908, Alagoa Grande foi elevada à categoria de cidade. Por conta dessa última data muitos acreditam que o município completou 1 século de emancipação no ano de 2008, quando na verdade já decorreram 147 anos deste fato histórico.
Esta era uma região que cresceu muito no século XIX, através da agricultura baseada na cana-de-açúcar (que destruiu a Mata Atlântica do lugar, desfigurando a cobertura vegetal) que utilizava intensivamente a mão-de-obra escrava. Em seu centro ainda existem casarões que ainda hoje testemunham esse momento de grandeza econômica do município e foram construídos por escravos. Alguns desses casarões, que aparecem em frente à praça central e à Matriz centenária da cidade, são cobertos por azulejos importados de Portugal no século XIX.
Embora a cidade tenha se estagnado economicamente ao longo da segunda metade do século XX (com a população ao invés de aumentar, diminui, principalmente por causa do êxodo para as grandes cidades).
Alagoa Grande tem um grande potencial turístico que pode ser economicamente explorado, trazendo divisas para o município (tanto o turismo histórico, quanto o turismo rural e ecológico). 
Neste município se localiza a comunidade quilombola de Caiana dos Crioulos, herança dos negros que ajudaram no crescimento econômico e cultural da cidade. (Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre)




Aguiar-PB:

O município de Aguiar fica situado na região do sertão paraibano e distante 420 km da Capital




Prefeito Constitucional:
Manoel Batista Guedes Filho - Titim (PP) 



História:

Foi na fazenda São Francisco, de propriedade de Manoel Alves Cassiano, que Aguiar se desenvolveu. Em 1880, conta a história, que uma epidemia de cólera ameaçava a fazenda e as pessoas que moravam por lá fizeram uma promessa à São Sebastião: se a doença não atingisse suas famílias, construiriam uma Capela ao Santo, escolhendo-o como padroeiro. A graça foi alcançada e a promessa cumprida. O proprietário da fazenda fez a doação do terreno para o patrimônio religioso e a capela.
Em virtude do rio do mesmo nome, que atravessa suas terras, Aguiar foi palco de grandes plantações de algodão e suas feiras eram alvo de inveja na região.
O distrito foi criado pela Lei Municipal nº 17, de 7 de janeiro de 1896 subordinado ao município de Piancó, com a denominação de São Francisco de Aguiar. O nome foi alterado para Aguiar pelo decreto-lei estadual nº 1164, em 1938.
A independência administrativa ocorreu em 22 de dezembro de 1961. Sua instalação oficial foi a 28 de outubro de 1962. (Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre) 


segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Em Tenório - PB:

Conduzindo os destinos do município de Tenório o Prefeito Evilazio de Araujo Souto eleito pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) destaca “O Povo de Tenório é um povo sofrido, trabalhador e honesto” mesmo em meio as dificuldades encontradas no município fará de tudo para melhorar a qualidade de vida do povo de Tenório. Na habitação Evilazio fala que; como todos os municípios em Tenório há também um índice negativo habitacional “A situação no município é precária” destaca Evilazio mais fala que já estão em processo de construção 32 moradias habitacionais, mais 40 que irão ser construídas em convenio com o Governo Estadual, e segundo Evilazio irão ser entregues cerca de 70 á 100 unidades habitacionais a toda população de Tenório. O Prefeito termina a entrevista fazendo um apelo ao Governador do estado da Paraíba, Ricardo Coutinho, em relação às estradas que ligam o município há BR 230 e ao sonho dos munícipes em relação à água encanada. Veja toda matéria a seguir: