sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Governo da Paraíba cria Ouvidoria Geral do Sistema Penitenciário


Secretaria de Administração Penitenciária nomeia novo ouvidor
 
Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2012 22h00
Fonte: Secom/PB
 
O advogado e filósofo Iran Alves Soares será o primeiro ouvidor geral do Sistema Penitenciário do Estado da Paraíba. Ele foi designado para o cargo por meio de portaria assinada pelo secretário de Administração Penitenciária, Harrison Targino, e publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (24).

O governador Ricardo Coutinho criou a Ouvidoria Geral no final do ano passado com o objetivo de abrir um canal de escuta dos apenados e de seus familiares e, assim, aperfeiçoar o sistema prisional paraibano. A Paraíba é um dos primeiros Estados a criar o órgão.

O secretário Harrison Targino destacou que o governador Ricardo Coutinho, ao criar a Ouvidoria Geral do Sistema Penitenciário, atendeu uma antiga reivindicação dos movimentos sociais paraibanos e do movimento nacional dos direitos humanos, bem como dos Ministérios Públicos Estadual e Federal e da Pastoral Carcerária Católica.

"A ouvidoria deverá ser o canal de escuta da população dos apenados e seus familiares acerca das atividades realizadas pelo sistema prisional, sejam elas realizadas pelo comando da Secretaria, pelos agentes penitenciários ou por qualquer interveniente no processo de aprisionamento coletivo próprio de um sistema prisional”, explicou o secretário.

Ele ressaltou a competência do advogado Iran Alves para o cargo de ouvidor geral específico do sistema prisional, pela sua experiência e pela respeitabilidade que imprimiu a sua trajetória, sendo um profissional bastante conhecido dos movimentos sociais de João Pessoa e da Paraíba.

O advogado Iran Alves declarou que recebia o desafio de ser o primeiro ouvidor geral do sistema prisional da Paraíba "com alegria e com disposição” para, junto com o secretário Harrison Targino, atender a recomendação do governador Ricardo Coutinho de abrir um canal para que o apenado tenha voz.

"O princípio maior do governo de Ricardo Coutinho tem como base a humanização dessas pessoas, a dignidade em ouvir esses apenados e seus familiares, em tratá-los como pessoas humanas e a Secretaria da Administração Penitenciária nos dá essa alegria de poder ouvir essas pessoas, que muitas vezes não tem voz”, enfatizou.

A ouvidoria – A Ouvidoria Geral do Sistema Penitenciário do Estado da Paraíba foi criada por meio de decreto do governador Ricardo Coutinho, para receber reclamações e denúncias de detentos, familiares e demais cidadãos contra abuso de autoridade de servidores lotados nas respectivas unidades, no que se refere aos direitos consagrados na Lei de Execução Penal e em convenções internacionais sobre direitos humanos.

O órgão vai formalizar e encaminhar as reclamações e denúncias para os órgãos competentes, em especial à Procuradoria Geral do Estado e ao Ministério Público Estadual.

Na ouvidoria, também estarão representados os seguintes órgãos: Secretaria de Estado da Administração Penitenciária; Ministério Público Estadual; Defensoria Pública do Estado; Conselho de Direitos Humanos; Ordem dos Advogados do Brasil – secção da Paraíba.

Visitas às unidades penais do Estado serão feitas periodicamente pelos membros da Ouvidoria, e haverá ainda uma linha telefônica gratuita para atendimento ao público. O órgão está funcionando no 4º andar, bloco 2 do Centro Administrativo do Estado, em Jaguaribe, na Capital.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Prefeitura de Poço de José de Moura realiza o IV Carnaval da Folia

Secretário fala sobre os preparativos carnavalescos e destaca outros investimentos em saúde e educação

Praça da Matriz  (By Edileudo)

Situado no sertão paraibano, distante 522 km da Capital, o município de Poço de José de Moura terá mais um carnaval da ressaca.
 Visivelmente entusiasmado pelo sucesso do carnaval 2012 de Poço de José de Moura, o Secretário de Finanças e Planejamento, Clodoaldo Alves de Moura disse que a atual administração elaborou criteriosamente a programação para os festejos carnavalescos. 
“O carnaval é uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo, portanto a prefeitura municipal promoverá muita alegria garantindo segurança aos foliões”, acrescentou Clodoaldo.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Exercitando a Ética

Este vídeo contrasta, em linguagem simples e poética, os maiores erros e os melhores princípios éticos. Vale a pena acompanhá-lo. (Duração: 2min10) 

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Em Umbuzeiro-PB:


Marcos Barbosa enaltece ações do governo municipal 

Situado na região do agreste paraibano, distante 110 km de João Pessoa, o município de Umbuzeiro vem registrando avanços em todos os setores da administração pública. O prefeito Antônio Fernandes de Lima (PMDB), não vem medindo esforços para oferecer à população de Umbuzeiro a melhor prestação de serviços possível. A informação é de Marcos Barbosa que decididamente coloca seu nome à disposição do PMDB para disputar a prefeitura de Umbuzeiro no próximo pleito.





quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Nas comemorações ao dia 24 de Janeiro o Governo do Estado do Piauí instala sede no município de Oeiras

Senador Wellington Dias fala sobre a decisiva participação do povo piauiense pela consolidação da Independência do Brasil

No último dia 24 de Janeiro, Oeiras a primeira Capital do Estado do Piauí, município situado na região sudeste piauiense, distante 313 km de Teresina comemorou os 188 anos de adesão do Piauí à independência do Brasil. A solenidade contou com a presença de autoridades civis, militares e eclesiásticas.

Após o hasteamento das bandeiras, por volta das 08hs00, o Governador Wilson Martins (PSB), o prefeito de Oeiras, Antonio Portela (PPS), e demais autoridades deram continuidade as festividades numa verdadeira maratona de inaugurações.

O Ex-Governador e atual Senador da República Wellington Dias (PT) falou orgulhosamente sobre a bravura do povo piauiense e da importância daqueles fatos históricos. Veja abaixo a entrevista concedida com exclusividade ao jornalista Valberto Vitoriano Pereira do www.portalcomunicacao.jor.br



quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

CAMPANHAS GLOBAIS DA ANISTIA INTERNACIONAL


A maior parte do trabalho que a Anistia Internacional realiza para proteger e promover os direitos humanos organiza-se por meio de campanhas. Entre as principais campanhas internacionais promovidas pela Anistia Internacional no momento estão:



EXIJA DIGNIDADE - Pessoas que vivem na pobreza são mais vulneráveis a violações de direitos humanos – como os despejos forçados - e essas violações acabam por agravar ainda mais a sua situação. A campanha Exija Dignidade, da Anistia Internacional, tem por objetivo capacitar as pessoas que vivem na pobreza a exercer e reivindicar seus direitos, a cobrar satisfações dos governos, das empresas e das instituições financeiras internacionais por abusos cometidos contra os direitos humanos, e a tomar parte nas decisões que afetam suas vidas.  A campanha tem por foco quatro temas centrais: favelas e despejos forçados; cumprimento legal dos direitos econômicos, sociais e culturais; saúde materna e direitos sexuais e reprodutivos; e responsabilidade social corporativa.
 
 
SEGURANÇA COM DIREITOS HUMANOS - A chamada "guerra ao terror" causou a erosão de todo um conjunto de direitos humanos. Os Estados passaram a se valer de práticas há muito proibidas pelo direito internacional, e vêm tentando justificá-las em nome da segurança nacional. Por meio da campanha Segurança com Direitos Humanos, a Anistia Internacional demanda que os governos respeitem os direitos humanos em quaisquer ações que venham a tomar em nome da segurança nacional ou do combate ao terrorismo. Além disso, a Anistia está trabalhando também para ajudar as vítimas do terrorismo e dos grupos armados, apoiando-as em sua busca por justiça e compensação.

PENA DE MORTE - A pena de morte nega, de forma fundamental, os direitos humanos. Trata-se de um homicídio premeditado e a sangue-frio de um ser humano pelo Estado. Essa punição cruel, desumana e degradante é feita em nome da justiça. Mas é uma violação do direito à vida, conforme proclamado na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Logo após sua fundação, em 1961, a Anistia Internacional começou a enviar apelos para impedir a execução de prisioneiros de consciência. Hoje, a oposição da organização à pena de morte inclui todos os prisioneiros,
independente dos crimes pelos quais tenham sido condenados.
Nas últimas décadas, foram alcançados enormes progressos nessa área e hoje o número de que aboliram  totalmente a pena de morte já chegam a 90.
JUSTIÇA INTERNACIONAL - Com essa campanha, a Anistia Internacional se empenha pela eficácia do sistema de justiça internacional, a fim que assegure justiça, verdade e compensação para os crimes de direito internacional, como genocídio, crimes contra a humanidade, crimes de guerra, tortura, execuções extrajudiciais e desaparecimentos forçados.
CONTROLE DE ARMAS - O comércio desregulamentado de armas provoca desgraça e sofrimento em todo o mundo. Todos os anos, milhares de pessoas são mortas, feridas, estupradas e forçadas a fugirem de suas casas em consequência da violência armada. A campanha pelo Controle de Armas pede que seja criado um Tratado sobre o Comércio de Armas (TCA) que estabeleça regras estritas para as transferências internacionais de armamentos, e cobre responsabilidade dos fornecedores e comerciantes de armas.


 

 Valberto Vitoriano Pereira 
(Jornalista - Reg. Profissional nº 1816 DRT/PB) e (Membro da Anistia Intenacional - Amnesty International)

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Em Custódia-PE:

A prefeitura de Custódia, município situado no sertão pernambucano, distante 335 km da Capital prioriza todos os setores da administração pública. Em recente entrevista concedida a imprensa o prefeito Nemias Gonçalves de Lima (PP) não hesitou em afirmar que a meta é promover o desenvolvimento do município e melhorar a qualidade de vida da população beneficiando, na medida do possível, todos os segmentos da sociedade.